Garimpagem Cultural

Garimpagem Cultural

domingo, 30 de janeiro de 2011

127 Horas. 2010


O Filme 127 horas conta a história de um montanhista aventureiro chamado Aron Ralston (James Franco - Homem Aranha e Tristão e Isolda). Ele escalava uma montanha em Utah quando seu braço ficou preso em uma pedra, sozinho e sem comunicação ele aguentou por 5 dias, até que ele resolve cortar o seu próprio braço com um canivete que ele tinha no bolso. O pesadelo do alpinista durou 127 horas, por isso o filme tem esse nome. Baseado em fatos reais,  uma excelente adaptação do livro homônimo, escrito por Aron Ralston. Filme indicado ao Oscar de 2011.




terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Once. 2007


Sublime e inesquecível, com ótimas canções.

Once (br: Apenas Uma Vez) é um filme musical irlandês de 2007 escrito e dirigido por John Carney. Rodado em Dublin, Irlanda, este drama naturalista é estrelado pelos músicos Glen Hansard (da popular banda de rock irlandesa "O Frames") e Markéta Irglová (compositora e instrumentista nascida na República Checa). Hansard e Irglová compuseram e executaram todas (exceto uma) as canções originais do filme.



Com orçamento de apenas 130.000 euros (160.000 dólares), o filme foi muito bem sucedido, sendo um sucesso de bilheteria nos Estados Unidos. Recebeu ótimas críticas e prêmios em 2008, como o Independent Spirit Award para melhor filme estrangeiro. A canção de Hansard e Irglová "Falling Slowly" foi indicada ao Óscar e ao Grammy de 2008. Esta música também foi cantada pelo vencedor do American Idol 8, Kris Allen, julgada por Simon Cowell como "brilhante".

 
Pelas ruas de Dublin, um músico toca suas composições próprias para arrecadar alguns trocados. Passando um dia por acaso, uma imigrante tcheca se encanta pelas melodias e entra, sem querer, na vida dele. Quando menos percebem os dois estão compondo canções sentimentais juntos, mas encontram algumas dificuldades para dar início a um romance. Ela é casada e ele vem de um relacionamento amoroso frustrado.